5 problemas gerados pela perda de credibilidade diante da sua equipe médica

As mudanças nos modelos de prestação de serviços da área da saúde tornaram a gestão de uma equipe médica mais próxima da gestão de recursos humanos de outros segmentos de empresas.

Administrar uma clínica exige cada vez mais dos profissionais da área da saúde conhecimentos administrativos de gestão: financeira, comercial, de marketing e, principalmente, de pessoas.

Os negócios da área da saúde dependem diretamente de uma boa equipe médica. Mesmo quando o diferencial do negócio são, por exemplo, equipamentos de alta tecnologia.

Afinal, contar com profissionais comprometidos e qualificados para utilizar os equipamentos acaba sendo o grande gargalo da gestão administrativa na área da saúde.

Por isso, ter uma equipe médica qualificada pode ser considerado ponto fundamental para quem deseja prosperar nesse segmento.

Assim como em vários outros segmentos de prestação de serviços, o capital intelectual – e a credibilidade que sua equipe tem para com a empresa – são mais valiosos que a própria infraestrutura.

Para esclarecer porque consideramos que o capital intelectual – e a credibilidade que a sua equipe médica tem para com a empresa – fundamentais para seu negócio prosperar, pontuamos aqui 5 problemas gerados pela perda de credibilidade diante da sua equipe médica:

1 – Turnover:

Assim como todo prestador de serviço, os profissionais com mais “tempo de casa” são os que melhor executam as tarefas que lhes cabem.

É comum encontrarmos empresas prestadoras de serviços que já foram consideradas referência de mercado, e acabam por perder esse título simplesmente por não terem mais um funcionário especialista em certa tarefa.

Essa questão fica ainda mais evidente na área da saúde, e deve ser tratada com muita seriedade.

A constante mudança da equipe médica pode acarretar em diversos problemas para o negócio.

Além de exigir treinamento para cada profissional que ingresse na empresa, encontrar profissionais qualificados para algumas tarefas não é fácil.

Por isso, o cuidado com o “turnover” da equipe deve ser redobrado em uma equipe médica.

Proporcione condições de trabalho favoráveis e procure profissionais com perfil comprometido.

Entregue relatórios de produção claros e organizados, e mantenha os pagamentos e benefícios em dia.

2 – Equipe médica ociosa:

Nada afeta mais a lucratividade de um negócio da área da saúde que uma equipe médica ociosa.

A ociosidade da equipe pode ser resultado de diversos fatores, como falta de investimento em marketing, equipamentos com defeito, ou mesmo falta de espaço físico.

Porém, o mais comum está ligado ao mau atendimento e consequente perda dos pacientes.

Treinar a sua equipe de atendimento, e criar processos capazes de evitar essa perda, vai gerar maior lucratividade para o negócio.

Considere como sua equipe médica todas as pessoas envolvidas no atendimento ao paciente, da telefonista, ao especialista que irá atendê-la.

A credibilidade de seu negócio para sua equipe também está ligada aos insumos fornecidos para que seja possível exercer plenamente os atendimentos.

3 – Perda da qualidade no atendimento:

As pessoas gostam de ser bem atendidas em qualquer compra. E quando adquirimos um serviço, essa exigência é ainda maior.

Na aquisição de serviços relacionados à nossa saúde, essa necessidade se torna ainda mais latente.

Afinal, estamos em um momento frágil, em que qualquer situação nos afeta diretamente.

Qualifique seu pessoal do agendamento para realizar a entrega de diagnósticos da melhor forma.

Elabore processos capazes de uniformizar o atendimento de seus pacientes, garantindo uma experiência agradável aos profissionais e clientes.

Uma experiência agradável é sinônimo de fidelidade. E sua equipe médica só será capaz de fornecer o melhor para o paciente, se todos os outros fatores contribuírem para isso.

4 – Desinteresse em qualificação:

Todo profissional deve estar em constante atualização. E como sabemos, na área da saúde essa exigência é muito recorrente.

Constantemente, as técnicas e equipamentos da área da saúde evoluem e, consequentemente, pedem pela qualificação dos profissionais.

Se existe falta de interesse por parte de sua equipe médica em se qualificar, observe essa questão de perto.

Ofereça condições e oportunidades para que ampliem seus conhecimentos e alinhe as expectativas da empresa com seu trabalho e qualificação profissional.

O alinhamento dos interesses da empresa e do profissional deve ser transparente, e feito constantemente.

A transparência nessa comunicação, e a demonstração de interesse da empresa pelo profissional, acarretará em maior credibilidade da empresa junto à equipe.

5 – Burnout:

Conhecida mundialmente, a Síndrome de Burnout está diretamente ligada ao ambiente e condições de trabalho.

Os profissionais da saúde são uma das classes trabalhadoras mais acometidas por essa síndrome, causada pelo acúmulo excessivo de estresse.

Observe a sua equipe médica constantemente, e procure diagnosticar os profissionais que podem ser acometidos por esse mal.

Mesmo que os membros de sua equipe não julguem necessário, faça acompanhamento psicológico constante.

Esse cuidado, além de garantir uma equipe produtiva, vai gerar maior credibilidade do negócio junto à equipe.

Concluindo:

A credibilidade da empresa para uma equipe médica é mais importante que em qualquer outro segmento.

Os profissionais da saúde entendem que seus perfis estão diretamente ligados à empresa onde trabalham.

Essa referência afeta tanto suas vidas profissionais, quanto suas vidas sociais. A credibilidade que cada um tem para com a empresa estará diretamente ligada ao seu comprometimento e produtividade.

Nesse texto, pontuamos 5 problemas que a perda de credibilidade diante de sua equipe médica pode acarretar para um negócio na área da saúde.

Quais outros problemas você encontra em seu negócio e que gostaria que colocássemos em nossas pautas?

Esteja à vontade para comentar, queremos trazer mais conteúdos relevantes para você.

Até a próxima!

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