6 dicas sobre faturamento médico hospitalar

Antes de dar algumas dicas é importante entendermos o que é o faturamento médico hospitalar.

Quando falamos em faturamento, logo visualizamos as conhecidas Notas Fiscais. Porém, o faturamento médico hospitalar não envolve apenas esse tipo de atividade.

Além de emitir as notas, o profissional responsável pelo faturamento médico hospitalar deve fazer a gestão dos planos de saúde, conferência e faturamento das guias, controle de contestações ou glosas (por parte da operadora dos planos de saúde), pagamento dos médicos, entre outras atribuições.

Sabendo das dificuldades que os profissionais que trabalham com faturamento médico hospitalar enfrentam, apresentamos aqui algumas dicas para que os processos de faturamento da sua clínica, hospital ou laboratório sejam o mais assertivos possível.

6 dicas sobre faturamento médico hospitalar:

Primeira dica: Desenvolva um modelo para a organização das guias

Como em qualquer processo administrativo, os profissionais que trabalham com o faturamento médico hospitalar devem desenvolver modelos para os processos administrativos que realizam.

Desenvolva um modelo para o preenchimento das guias e organização das mesmas (organize os planos de saúde e os procedimentos em ordem alfabética, por exemplo).

Como em qualquer atividade administrativa, a definição de um modelo de organização é essencial para que não ocorram erros.

Essa organização também contribuirá para buscar documentações no futuro, em caso de contestações ou glosas por parte dos planos de saúde.

Segunda dica: Crie procedimentos para o faturamento das guias

Evite faturar as guias de acordo com a demanda, ou aleatoriamente. Definir um procedimento onde se define um período para o faturamento, e para tarefas que devem ser realizadas durante esse processo é o que vai tornar a atividade à prova de erros.

Além de evitar erros, esse procedimento contribui no tempo e na qualidade do atendimento. A otimização do tempo, e a satisfação dos pacientes com o atendimento, trará melhores resultados financeiros para o negócio.

Terceira dica: Realize auditorias constantemente

Examine constantemente, e cuidadosamente, se os processos estão sendo executados de acordo com o planejado.
Além de garantir que ele estão sendo executados no tempo e da forma correta, auditar esses processos trará informações que contribuirão para otimizá-los, buscando melhorias.

Quarta dica: Atualização e especialização

Como em qualquer profissão, busque a atualização constante. O conhecimento sobre novos processos administrativos e a atualização dos profissionais responsáveis pelo faturamento médico hospitalar é fundamental.
Afinal, para que os trâmites sendo executados com a máxima correção, é imprescindível estar em acordo com as leis, exigências e procedimentos mais atuais.

Quinta dica: Controle minucioso das contestações ou glosas

É comum que os profissionais responsáveis pelo faturamento médico hospitalar tratem as contestações ou glosas por parte dos planos de saúde.
Desenvolva maneiras de controlar as contestações, através do registro das ocorrências e causas das glosas.
Os registros serão importantes caso exista a necessidade de elaborar novos recursos para as contestações ou glosas feitas pelos planos de saúde.

Sexta dica: Procure profissionais qualificados

Como dito anteriormente, o faturamento médico em hospitais, clínicas ou laboratórios possui diversas particularidades.

Procure profissionais capacitados. Além da segurança para realizar os procedimentos administrativos, o conhecimento exigido para a função exige um profissional de qualificação especializada.

Concluindo:

O faturamento médico em consultórios, hospitais, clínicas e laboratórios é assunto recorrente na gestão administrativa na área da saúde.

Muitos negócios do segmento possuem dificuldades na gestão dos processos de faturamento, e isso é preocupante.

Se o seu consultório médico, hospital, clínica ou laboratório não possui uma gestão qualificada desses processos, procure um profissional qualificado, ou uma empresa que tenha autoridade no assunto. Essa atitude vai tornar o seu negócio mais organizado e lucrativo.

Leia também: