Em um mercado competitivo como o da medicina, aprimorar o controle financeiro para médicos e clínicas é essencial para quem busca o sucesso. A gestão financeira para médicos e clínicas exige atenção.
Negligenciar o controle financeiro nesse segmento é o ponto de partida para o insucesso profissional, ou do negócio!
Observamos que muitos profissionais e clínicas sequer possuem um fluxo de caixa, ou qualquer outro método para controle financeiro.
Assim como a contabilidade para médicos e clínicas médicas, o controle financeiro é fundamental. Sem o acompanhamento adequado, você pode ter prejuízos irreversíveis.
Cada dia mais, o mercado de medicina busca profissionalizar a gestão financeira e as demais áreas administrativas.
Assim como em qualquer outro negócio, organizar e aplicar uma gestão administrativa e financeira responsáveis é o que vai tornar o negócio viável financeiramente.
Como melhorar o controle financeiro de uma clínica?
Seja você um médico autônomo, ou uma clínica, inicie o controle financeiro através de um fluxo de caixa.
Crie uma planilha e organize as contas a pagar e a receber, assim como outros investimentos e encargos específicos de sua atividade.
Atente-se a não deixar qualquer registro de movimentações financeiras de fora, pois eles podem se tornar uma desagradável surpresa no futuro.
O fluxo de caixa deve ser visto como rotina. Diariamente, deve ser alimentado e analisado para que suas movimentações financeiras estejam sempre registradas.
Só assim é possível que o gestor financeiro tenha acesso a todos os dados e informações necessárias para uma gestão assertiva.
O que mais posso fazer?
Grande parte das clínicas está investindo em assessorias, consultorias e sistemas que auxiliam na gestão financeira da clínica.
Isso acontece porque a gestão financeira, é claro, vai além de um fluxo de caixa. Existem diversas tarefas para garantir um controle financeiro eficaz.
Assessorias, consultorias e sistemas trazem soluções que contribuem com o controle financeiro para clínicas, trazendo novas ferramentas para a gestão do negócio.
Através de uma gestão financeira eficaz, além de garantir a saúde financeira da clínica, os dados e informações gerados darão condições para análises de precificação dos custos.
Serviços, custos operacionais, contratos e outras informações dessa natureza são fundamentais para afirmar a viabilidade do negócio.
Analisar se seus serviços estão gerando lucro depende diretamente de um controle financeiro eficaz!
Contabilidade para clínicas médicas
Além da preocupação com a viabilidade do negócio,como falamos nesse outro post, a contabilidade médica é delicada.
Possuir um controle financeiro correto beneficia muito o trabalho realizado nessa outras área de uma clínica.
Os dados armazenados através do controle financeiro trarão facilidades para a contabilidade médica.
Todas as movimentações financeiras, incluindo encargos, investimentos, salários e várias outras informações pertinentes estarão registrados, e fáceis de acessar.
Ter esses dados é um imenso benefícios para a contabilidade médica!
Dessa forma, o melhor cenário para quem quer ter uma gestão financeira eficaz para clínicas é a contratação de uma assessoria ou consultoria financeira contábil especializada em negócios ligados à saúde.
Por se tratarem de serviços específicos, e que exigem conhecimento técnico sobre o segmento, o ideal é buscar fornecedores especializados e que possuam “know how” e capacidade para atender à sua necessidade.
Assim como existem clínicas especializadas para diferentes áreas da saúde, a gestão financeira e contábil também exigem especialização.
Buscar um fornecedor especializado para cuidar da saúde financeira da sua clínica tornará seu negócio mais saudável!
Quer receber mais dicas, direto no seu e-mail? Cadastre-se na nossa newsletter!